+ TECNOLOGIA

4 passos para tirar da internet tudo que ela tem a lhe oferecer

Autor: Site Itáu (www.itau.com.br/usoconsciente)

 

A chegada da internet revolucionou a relação entre as empresas e seus clientes. Hoje o consumidor conta com grande quantidade de informações para decidir e basta um clique para que você conquiste ou perca um negócio. 

 

Então, é fundamental investir nas estratégias adequadas para o posicionamento digital da pequena empresa. Saber se comunicar com seu público-alvo e encantá-lo, tornar-se visível e conquistar a confiança do cliente potencial são atitudes importantes para ganhar espaço neste mercado cada vez mais disputado. 

 

Você pode estar se perguntando: mas por onde começar? Para ajudá-la nesta tarefa, listamos quatro passos essenciais para posicionar sua marca no ambiente digital: 

 

1- Entenda o comportamento do consumidor na internet

 

Segundo Sandra Turchi, Especialista em Marketing Digital e E-commerce e professora na pós-graduação de Marketing Digital da ESPM, o primeiro passo é conhecer qual é o seu público fora da internet, saber quem é ele, qual seu perfil, idade, onde mora. Só depois migre essa análise para a internet. Existem várias ferramentas como Google Analytics, Facebook Analytics, por exemplo, que podem ajudar nesta etapa. É importante, também, acompanhar o que o seu público fala nas suas próprias plataformas, como ele interage e quer interagir com a sua marca, e assim por diante , diz Sandra.  Já Paulo Loeb, Head de Negócios da Agência F.biz.,  lembra que uma abordagem mais direta ou pesquisa de mercado mais aprofundada pode ser executada através de ferramentas como SurveyMonkey.  "Também é sempre é bom lembrar que o SAC da empresa costuma ser um tesouro para ter o dedo no pulso dos consumidores e analisar seu comportamento", afirma. 

 

Aliás, uma das grandes vantagens da internet é ter acesso às respostas e expectativas do usuário quase que instantaneamente. Acompanhe este feedback, sinta as necessidades deste consumidor e procure adaptar suas estratégias para atendê-lo da melhor forma possível. "Por último, lembre-se de que fornecedores e parceiros na indústria costumam ser fontes de importantes informações", diz Paulo. 

 

2. Escolha a plataforma ideal para o seu negócio:

 

A plataforma é um pilar importante na sustentação da sua empresa. É através dela que você apresenta o seu negócio e conquista o consumidor. Há no mercado diversas opções, com variados preços e modelos de negócios. Há plataformas como a Go Daddy que cobra cerca de R$ 29 ao mês, e optando pelo plano anual você tem benefícios como páginas ilimitadas e conversão para dispositivos móveis. Avalie e escolha aquela mais adequada às suas necessidades e ao seu orçamento. Se não dispõe de muito dinheiro para investir, opte por uma ferramenta gratuita, como o Web.com.

 

Porém, além do preço, outras questões devem ser observadas, como funcionalidade, possibilidade de expansões, suporte oferecido, treinamentos e serviços de consultoria para auxiliá-la na administração. Os recursos oferecidos também devem ser analisados: a plataforma oferece integração com sistemas de monitoramento, para o acompanhamento do tráfego no seu site? Conta com adaptação para dispositivos móveis, como celulares e tablets? Apresenta ferramentas para segurança nas transações? Todos estes quesitos devem ser estudados, pois a escolha da plataforma pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

 

3- Invista em marketing digital

 

Para Sandra, é essencial contar com um site visualmente bonito e com navegabilidade intuitiva. "Dê atenção para o design responsivo, afinal mais de 50% das buscas são feitas em dispositivos móveis (sites que se adaptam ao tamanho das telas em que serão vistos pelo usuário), como smartphones e tablets", diz. 

 

Paulo ressalta que três pilares devem ser considerados na escolha da estratégia digital: Aquisição, Conversão e Retenção. Na Aquisição, deve-se pensar em estratégias de divulgação da marca, como um bom trabalho de assessoria de imprensa, valorização de conteúdo em redes sociais, investimento em links patrocinados e, se a verba permitir, desenvolvimento de campanha. 

 

Na conversão do cliente em comprador, o site tem um papel importantíssimo e toda e qualquer forma de facilitar a compra deve ser contemplada: telefone disponível, clara descrição do produto ou serviço, preço e forma de pagamento, usabilidade intuitiva e amigável. 

 

 

Por fim, a retenção, que é a frente dedicada a manter os clientes sempre voltando a fazer negócio com a empresa. Neste pilar, a estratégia do e-mail marketing (ferramenta de envio de e-mails simultâneos), também é um excelente investimento por propiciar melhor personalização de ofertas, estreitar o relacionamento direto com os clientes, e reduzir a dependência de compra de mídia no futuro. 

 

 

4. Aposte nas ferramentas de buscas

 

Para Sandra, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e Google Adwords (anúncios pagos no Google) são formas importantes de se expor ao seu público-alvo. "SEO é o conjunto de diversas técnicas aplicadas no site que fazem com que a página apareça como relevante para os buscadores, fazendo que apareça nos primeiros resultados das páginas de busca. Google Adwords é a compra por leilão de palavras-chave, fazendo com que, a partir das buscas dos usuários, seu anúncio apareça em posições de destaque no buscador", diz.

 

 

Agora que você já descobriu todas as possibilidades disponíveis na internet, é hora de arregaçar as mangas e investir nas melhores ferramentas para fazer a sua empresa crescer e prosperar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS