+ TECNOLOGIA

Tecnologia e Negritude

Autor: Doutora Sônia Guimarães

Como justificativa por existir tão poucos engenheiros(as) negros chegam a dizer que afrodescendentes não têm inteligência suficiente para se desenvolverem em tecnologias. Gostaria de lembrar que a tecnologia começou na África, um exemplo são as pirâmides do Egito que foram construídas por africanos. E informar também que toda a tecnologia em agricultura, mineração, ferramentaria e afins, os africanos escravizados já conheciam antes de serem trazidos para o Brasil. Os portugueses, por exemplo, não tinham conhecimento em mineração, eles não tinham minas em Portugal, ou agricultura de plantas tropicais.

Além disso, na atualidade, o que dizem ser uma falta de africanidade em tecnologia pode ser superada através da divulgação de bolsas, financiamentos e programas nacionais, para que os afrodescendentes tenham oportunidade de ingressar nesta área aqui e no exterior.

Outra questão a ser observada é como aumentar o número de afrodescendente na tecnologia? Ensinando história da África, mostrando como os afro-brasileiros não têm nenhum motivo para se envergonhar da origem africana, que não são inferiores, mas sim muito capazes. E divulgando todas possibilidades de como e onde estudar.

Por falar nisso, agora existe uma série de programas nacionais, bolsas de estudo e financiamentos direcionados para aumentar o número de técnicos e engenheiros no Brasil. Exatamente o que estava faltando para o nosso desenvolvimento econômico, pois todos têm cotas para negros. Acesse os links ao final deste texto.

Programas voltados para área da Tecnologia:

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)

Criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, incluindo as engenharias.

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

Sistema de Seleção Unificada (SISU)

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Financiamento Estudantil Federal (FIES)

É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Programa Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes , e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Tem o objetivo de propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência. As ações empreendidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento serão complementares às atividades de cooperação internacional e de concessão de bolsas no Brasil e no exterior já desenvolvidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, do Ministério da Educação.

Há ainda a opção das Universidades Historicamente Negras ou HBCUs (em inglês), que buscam afro-brasileiros para estudar em seus países. Estas prometeram até criar sites em português para ajudar na escolha, abaixo segue uma lista delas.

Vale a pena acessar os links e ver como é a universidade, entrar em contato ou ainda participar da Flink Sampa Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que neste ano acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Memorial da América Latina. (www.flinksampa.com.br), e se encontrar pessoalmente com diversos representantes destas universidades que participam do evento da Afrobras (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) e da Universidade Zumbi dos Palmares.

Seguem links de trinta e uma HBCUs voltadas para a tecnologia. No total estas universidades negras somam mais de cem.

Morgan State University - www.morgan.edu

Savannah State University www.savannahstate.edu

Florida Agricultural and Mechanical University (FAMU) www.famu.edu

Hampton University www.Hamptonu.edu

Kentucky State University www.Kysu.edu

Coppin State University www.coppin.edu

Delaware State University www.desu.edu

J.F. Drake State Technical College www.drakestate.edu

Howard University www.howard.edu

Texas Southern University www.tsu.edu

Xavier of Louisiana www.xula.edu

Bennett College www.bennett.edu

Dillard University www.dillard.edu

Jackson State University www.jsums.edu

North Carolina A&T State University www.ncat.edu

Southern University and A&M College www.subr.edu

Spelman College www.spelman.edu

Virginia State University www.vsu.edu

Alcorn State University www.alcorn.edu

University of the District of Columbia www.udc.edu

Florida Memorial University www.fmuniv.edu

BowieState University www.bowiestate.edu

Winston Salem State University www.wssu.edu

University of Ark at Pine Bluff www.uapb.edu

North Carolina Central State University www.nccu.edu

Fayetteville State University www.uncfsu.edu

University of Meryland Eastern Shore www.umes.edu

Tennessee State University www.tnstate.edu

Central State University www.centralstate.edu

Morehouse College www.morehouse.edu

Clark Atlanta State University www.cau.edu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS