+ DINHEIRO

Investimento em marketing é fundamental!

Autor: Site Itáu (www.itau.com.br/usoconsciente)

Engana-se quem pensa que apenas as grandes empresas devem pensar no investimento em marketing. Esta estratégia é importantíssima para todos os negócios, independente do seu porte. "Se você não divulgar seu produto ou serviço, como conseguirá clientes? Se as pessoas não souberem que sua empresa existe, como você vai vender?", questiona Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora. É claro que as estratégias serão diferentes, pois as grandes empresas anunciam em diversas mídias e o pequeno empreendedor dispõe de um orçamento reduzido para divulgação. Conheça aqui todas as explicações e conselhos sobre o assunto para traçar um bom planejamento e conseguir captar e conquistar mais clientes.

 

 

 

 

O que é investimento em marketing?

 

Investimento em marketing é um recurso que todo empreendedor precisa destinar para atrair potenciais clientes para sua marca, produto ou serviço. "Não existe uma fórmula mágica, existe uma combinação importante de questões que devem ser analisadas, como: 'Qual público eu quero atingir?', 'Qual o recurso disponível a ser destinado às ações de marketing', 'Qual o plano de marketing?'. É a partir destas e outras respostas que você traçará os caminhos para encontrar seu cliente", explica Ana.

 

Por onde começar?

 

O mais importante aqui é ter o máximo de informações possíveis sobre o seu cliente. Gaste tempo identificando, de verdade, quem é ele. Analise questões como: "Do que ele gosta?", "O que ele pensa?", "O que ele valoriza?". Só assim seu plano de marketing terá boas chances de ser efetivo. Depois desta identificação, defina um valor que você pode dispor por mês ou ano para utilizar em ações de comunicação e captação de clientes. "A definição deste valor deve levar em consideração o seu caixa. A partir daí, determine as metas com o plano (vendas, leads, etc) e faça medição constante para avaliar o que funciona ou não, de forma a fazer ajustes e corrigir a rota. Lembre-se que é importante utilizar o recurso da melhor forma possível, sempre pensando no objetivo de marca e na captação de clientes. Com um bom plano de marketing você conseguirá certamente divulgar melhor sua empresa para os consumidores, posicionar sua marca, transmitir uma imagem de profissionalismo e, no fim, o que é mais importante: você conseguirá captar e conquistar mais clientes", diz.

 

Assessoria de imprensa X marketing

 

Apesar de não atuar no marketing, a assessoria de imprensa é uma grande aliada para divulgação do seu negócio. "Ela intermedia as conversas entre os veículos de comunicação e a empresa. Por isso, se seu orçamento permitir e se o momento da sua empresa for adequado, contrate este serviço", aconselha Ana.

 

Cuidado para não desperdiçar recursos!

 

- Procure ser assertiva e não atirar para todos os lados.

 

- Tenha foco e entenda onde está o seu consumidor.

 

- Planeje ações durante o ano, e com frequência, para não investir todo recurso em um único período e passar o restante do ano sem divulgar o seu negócio.

 

- Capacite-se no tema, para tomar melhores decisões, ou busque parceiros e fornecedores que possam ajudar nesta jornada.

 

As estratégias mais importantes

 

- Analise: Onde está o seu público? Repita esta questão várias vezes.

 

- Tenha um bom relacionamento com seu cliente, converse com ele, responda e-mails e mantenha contato.

 

- Tenha um site bom e funcional, com informações claras, como atuação do negócio e formas de contato.

 

- Utilize redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin como um canal de divulgação. Este cuidado é importante, e exige dedicação, tempo e recursos. Verifique quais redes se conectam melhor com o seu negócio.

 

- Avalie o impacto que cada ação de marketing retorna para sua empresa.

 

- Faça parcerias estratégicas para seu negócio. Escolha empresas que possam fortalecem a entrega e agregar valor ao seu serviço / produto. Compareça a eventos com cartões de visita profissional para mapear novas oportunidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS