+ DINHEIRO

Dicas para aposentados utilizarem a primeira parcela do 13º

Autor: Rejane Romano

 

Muitas famílias negras são chefiadas por aposentados e neste mês quando a primeira parcela do 13º é paga se faz necessário ficar atento para utilizar este dinheiro extra de forma assertiva.



A primeira dica de especialistas seria não utilizar esta quantia para quitar ou fazer novas dívidas. Isto porque o ideal é que o orçamento seja o suficiente para pagar as dívidas e o dinheirinho a mais ser utilizado com planejamento para realizar outros objetivos.


No entanto infelizmente esta não é a realidade da maioria da população. Equilibrar o orçamento é uma tarefa diária, que requer tempo, dedicação e aprimoramento. Para dar início a este processo faça um diagnóstico financeiro anotando todos os gastos ao longo do mês, separando-os em categorias, como: alimentação, combustível... A expectativa é ter a noção exata de quanto e como é gasto o seu orçamento.


Se normalmente sobra mês e falta dinheiro, você faz parte do grupo dos endividados. Então neste caso o foco é saber o total das dívidas e negociar ou quitar as que possuem os maiores juros, como cheque especial e cartão de crédito. Negociei o máximo possível a fim de conseguir descontos e melhores condições de pagamento.



Diferentemente, se as contas estão em dia e você pode se dar ao luxo de investir em um sonho, um desejo. Fique atento em ter um objetivo pré-estabelecido, muito bem definido, para não cair nas armadilhas dos atrativos publicitários, até porque dinheiro na mão é vendaval! Se possível adquira o novo investimento á vista, obtendo descontos e evitando mais uma prestação para o orçamento do próximo ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS