+ TECNOLOGIA

Tecnologia para carro sem piloto pode estar mais perto do que nunca

Autor: Rejane Romano
Foto: Eric Risberg/AP

Quem dirige melhor: o homem ou a mulher? Em breve esta questão será coisa do passado. É o que aposta o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visto que ele divulgou no fórum anual de Ciência e Tecnologia com fins sociais que aconteceu na cidade de Kioto, no centro do Japão, que em 2020 teremos carros sem motorista circulando pelas ruas de Tóquio.

Esta não é iniciativa isolada do governo japonês, pois a americana Google, e a Uber em Pittsburgh já vêm testando carros autônomos.

A Google realizou testes em veículos de condução automática no Texas, nos Estados Unidos em junho deste ano. Mas desde o início de 2015, a fabricante BMW deu uma demonstração prática, em Las Vegas, de uma versão modificada de sua BMW i3 elétrica com piloto automático capaz de estacionar sozinha. Para tanto foi utilizado um relógio inteligente da Samsung para acionar os comandos. Além disso, o carro foi equipado com quatro scanners a laser de cada lado para fazer a leitura.

Se você é daqueles que assistia ao desenho animado dos Jetsons e acreditava que nos dias atuais já teríamos carros voadores, contente-se com a promessa de um carro que poderá deixá-lo no seu destino, ir sozinho procurar um estacionamento e retornar quando você estiver pronto.

De acordo com a montadora Tesla, em entrevista ao The Wall Street Journal, em setembro de 2014, em cinco ou seis anos a tecnologia para que isso aconteça estará concluída.

Agora com o anúncio do primeiro ministro japonês que reforça om prazo é esperar para ver.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS