+ TECNOLOGIA

Tecnologia para personalizar rodas automotivas

Autor: Rejane Romano

A Water Transfer Printing ou Hydro Dipping é a tecnologia usada para personalizar rodas de carros de uma maneira em princípio muito simples: mergulhando as rodas na "água"!

É isso mesmo! Uma pintura feita a base de água, onde a tinta é transferida de uma película solúvel. Aqui no Brasil a técnica é bem comum no ramo da decoração e advém das antigas sendo utilizada no Japão desde a década de 1970 e nos Estados Unidos nos idos de 1980, quando foi usada pra camuflar armas e capacetes.

O processo consiste em:

- Cobrir um tanque repleto de água com uma película com o desenho desejado, aplicar o ativador e mergulhar a roda por completo no recipiente.

- Esperar secar por cinco a dez minutos e passar o verniz para um brilho mais intenso.

Segundo Roberto Manoel Antônio, dono da EDX Water Transfer Printing, empresa especializada no ramo, que já oferece o serviço a mais de seis anos, na cidade de São Paulo, o segredo está no ativador.

O ativador é responsável por diluir a película na água , disse ele em entrevista ao site da Revista Auto Esporte, da Rede Globo de Televisão.

Há quem opte por realizar o processo ou mesmo contratar quem domina a técnica. Independente de sua escolha os gastos serão a partir de R$100 (gasto com material), podendo chegar a quantias bem maiores dependendo da empresa a ser contratada para realizar o serviço.

Apenas atente-se que a durabilidade desta técnica é a mesma de pintura automotiva. Ou seja, depende do cuidado com a peça e até das interferências climáticas: o sol pode queimar a tinta.

Além das rodas a Water Transfer Printing ou Hydro Dipping pode ser utilizada em qualquer outro material automotivo como: painel, motor... e nos capacetes e rodas de motociclistas.

Na internet há uma série de vídeos demonstrando o procedimento, assista abaixo o que selecionamos para você sanar a sua curiosidade e quem sabe se motivar a fazer: https://youtu.be/pKuXyeAGzEU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS