+ TECNOLOGIA

São Paulo está na maior feira Tecnológica da América do Sul

Autor: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Estudantes paulistas participam da principal feira de ciência e tecnologia da América do Sul

Jovens cientistas paulistas estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Alunos de São Paulo, Jundiaí, Itatiba, Campinas, Franca e Fernandópolis apresentarão suas pesquisas na 30ª Mostratec Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e terá a presença de representantes de 19 países.

Ao todo, são 27 trabalhos do estado na Mostratec, sendo 20 deles da capital. Análise da viabilidade do sistema doméstico de filtragem de água da lavagem das mãos é o projeto do aluno Gabriel Wajman, da Escola Antonieta e Leon Feffer. Orientado pelos professores Mauro Pontes e Lucas Pessoa, ele desenvolveu um sistema doméstico de filtragem de água para a higiene pessoal, com o objetivo de reaproveita-la. O estudante Rafael Markovits, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença, desenvolveu a pesquisa Utilização de turbinas hidrocinéticas (THC) com o sistema Gorlov no canal de escoamento da Usina Hidrelétrica de Itaipu (UHI). O trabalho, orientado pelo professor Ardelson Dias Moreira, visa a utilização de turbinas hidrocinéticas para o escoamento de água da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Este tipo de turbina aproveita a correnteza de uma determinada massa de água e utiliza a energia cinética para a realização de seu movimento, funcionando sem a necessidade da construção de barragens.

Outra pesquisa da capital é a Determinação das características físicas das estrelas do aglomerado NGC 4755 através de análise fotométrica em imagens obtidas por observação remota, dos jovens Marco Antonio Santos Ismael e Vanessa Verônica Costa Santos, da Escola Estadual Alexandre von Humboldt. Eles realizaram um estudo para determinar as características físicas do aglomerado estelar NGC 4755, por meio de técnicas fotométricas, utilizando os recursos disponíveis da instituição em que estudam. Eles foram orientados pelo professor Rafael Assenso.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental.

Os países que estarão presentes no evento são: Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações em www.mostratec.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS