+ NOTÍCIAS

Cônsul - Geral de Angola em São Paulo - Visita duas escolas do SENAI

O Cônsul-Geral de Angola em São Paulo, Embaixador Belo mangueira, encabeçando uma delegação consular, visitaram no dia 24 de Abril do ano em curso, a escola SENAI ;Mariano Ferraz ;, localizada na vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo e a escola Orlando Lavieiro Ferraiuiolo, localizada no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo.

A comitiva foi recebida por Roberto Monteiro Spada, Director de relações Externas, que apresentou a estrutura da unidade: salas de aula, oficinas, bibliotecas, além de ter explicado o projetos trilateral Brasil Angola e Japão de intercambio entre a referida escola, o centro de formação profissional em construção civil em Viana, Angola, (CENFOC) e a Japanese International Cooperation Ajency JICA.

Roberto Spada afirmou que A educação não tem bandeira. A forma mais eficaz de transformação econômica e social é por meio da educação profissional. O comprometimento dos formadores angolanos foi um diferencial para o bom resultado da actividade da formação dos formadores. Se Angola decidir investir 4 por cento das receitas advenientes petróleo, em parceria com o SENAI, elaborando um progecto estratégico, é possível transformar este país em referência, na educação profissional, ao nível do continente e do mundo.

Por seu turno, o Embaixador Belo Mangueira assumiu o compromisso em apoiar todas as acções que envolvem o SENAI, bem como ao MAPESS, CENFOC, INEFOP e a JICA, no âmbito do progecto de modernização do centro.

Ficamos impressionados com método e os instrumentos de ensino que vocês adaptam em ambas a escolas. Gostei de ver as escolas bem apetrechadas desde o material de apoio aos cursos, à higiene do estabelecimento. Talvez, no que se refere ao material didático, alguns termos têm que ser revistos, ou seja, termos que se adaptam a realidade angolana

Igualmente, contar com o total apoio do Consulado Geral em todas as questões essenciais que norteiam o progecto de formação de angolanos, no SENAI-SP. Aos formandos espero que tenham sabido aproveitar tudo, e que isto venha, de facto, servir de material de apoio no momento poder retransmitir aos outros os conhecimentos adquiridos. Portanto, felicito-vos, desejando muito boa sorte.

No âmbito do progecto trilateral: angola Brasil e Japão, o SENAI capacitou, com sucesso, 08 profissionais do CENFOC, nas áreas de canalização, pintura estocagem, topografia, instalações elétricas, carpintaria e armação de ferro, projectos de estruturas metálica, caldeiraria e montagem de estruturas metálicas.

O Coordenador do progecto Anderson Braga além do aspecto formativo prestou todo apoio logístico a todos os formadores do CENFOC, transmitindo o conjunto de actividades ao Consulado-Geral e a JICA em Angola.

Anderson Branga solicitou celeridade na concessão de vistos aos formadores do SENAI- que seguirão para Angola neste mês de maio. O tempo vai sendo cada vez mais curto. ;Temos que iniciar com os trabalhos, porque, além da formação pedagógica, alguns professores permanecerão por mais tempo no sentido de se consolidar o projecto de modernização do CENFOC ;.

No final do mês de maio e princípio de junho será ministrada acção de formação pedagógica a todos os formadores do CENFOC. Neste momento, estão a ser criadas todas as condições para seguirem viagem para Angola, os professores do SENAI, respectivamente Rogério Alves Firmino, Leonardo casa Nova, Carlos Eduardo Denis Lourenço que durante um mês permanecerão em Angola para dar sequência a acção de formação profissionalizante, utilizando os equipamentos e oficinas do CENFCOC.

Visivelmente satisfeita, a coordenadora do grupo, a formadora Antonieta Esmeralda Fernandes agradeceu o apoio prestado pelo SENAI e pelo Consulado Geral de Angola, entregado ao Cônsul-Geral um presente feito pelos alunos do SENAI.

Importa referir que ao final da acção de formação, no dia 28 de abril, em são Paulo foram outorgados os diplomas aos formadores do CENFOC, cujos diplomas foram entregues pelo Embaixador, em cerimônia realizada na sala de reuniões do Consulado-Geral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS