+ NOTÍCIAS

Palestra sobre Relações Bilaterais entre Angola e Brasil aconteceu no Unasp

Enquadrado nas festividades do aniversário do continente africano, o Embaixador Belo Mangueira, Cônsul Geral de Angola em São Paulo, ministrou uma palestra sobre Relações Bilatérias entre Angola e Brasil , aos alunos do primeiro, segundo e quinto ano do curso de Direito da Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), no dia 24 de Maio, num dos auditórios daquela instituição de ensino.

Na sua apresentação, Mangueira falou sobre a importância geopolítica e estratégica de Angola e suas potencialidades econômicas, recursos naturais, factores importantes para a projecção do pais como interessante parceiro nas relações internacionais. Seguindo, o Embaixador fez uma resenha da história das relações bilaterais entre os dois países, tendo explicado sobre a importância do reconhecimento de Angola para o Brasil, recordando as Memorias do então Embaixador Ovídio Andrade de Melo, primeiro Embaixador do Brasil em Angola, que abriu as portas para a entrada do Brasil em África , bem como apresentou os principais instrumentos jurídicos bilaterais celebrados entre os dois Países. Destaca-se o Acordo de Cooperação Económica, Cientifica e Técnica de 1980, a Declaração Conjunta sobre o estabelecimento de Parceria Estratégica de 2010, e o Protocolo sobre Facilitação de Vistos de 2014, de entre outros. Debruçou-se também sobre a importância do mecanismo bilateral existente entre os dois Países,.

A palestra teve um carácter didáctico dando a conhecer aos estudantes brasileiros a realidade em Angola, visto que muitos deles desconheciam o Pais.

Recorda-se que estudam na UNASP cerca de sento dez estudantes angolanos nos mais diversos cursos, entre os quais Jornalismo, Arquitetura, Engenharia, Contabilidade, Direito, etc.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS